"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." Carlos Drummond de Andrade





quarta-feira, 8 de abril de 2009

Resumos
Como baixar:Primeiro clique em click aqui nas figuras, depois click em Download Now (baixar agora) , em seguida vai aparecer uma contagem regressiva, espere ela acabar e click em cima da seguinte frase que irá aparece no final da contagem regressiva: click here to Download this file (clique aqui para baixar esse arquivo) , escolha um lugar em seu computador e salve.

Tutorial para realizar Download no 4shared

Tutorial para realizar Download no 4shared (site de hospedagem das nossas aulas).
Caros alunos, colaboradores e visitantes;
Ocorreram mudanças no layout da página do 4shared (site onde hospedamos arquivos e aulas). Assim sendo, segue um tutorial sobre como realizar os downloads de nossos materiais acadêmicos e afins.
1. Clique no link da aula que você encontra no início de cada postagem neste blog
2. Abrirás na página do 4shared. Agora clique na figura como vista abaixo (pode ser que você tenha de clicar mais uma ou duas vezes em páginas semelhantes mas com a mesma figura abaixo;

3.Deixe passar o tempo indicado no display que aparecerá na página seguinte;
4. Passado o tempo, abrira uma página com um quadro semelhante ao visto abaixo. Clique no link: Click here to download this file (como visto no centro deste quadro).



5.Abra ou salve o arquivo para seus estudos.
Have a nice day!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Sistema Digestório



Sistema Digestório: aula para o 7ªano do E.F

Aparelho Digestório ou Sistema Digestório: São esses os termos utilizados para representar o processo de absorção e digestão dos alimentos pelo nosso corpo, o sistema digestório é responsável por quebrar o alimento, facilitando a ação das enzimas sobre o alimento, para que a os nutrientes presente nesses alimentos possa ser absorvido pelo nosso organismo.
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Trabalho sobre Pirâmides Alimentares

Texto do projeto: Professora Carmen Lúcia




TRABALHO SOBRE PIRÂMIDES ALIMENTARES - Alunos da 7ª Série do EF.



OBJETIVO:
Construir uma pirâmide alimentar e apresentar um texto sobre a origem da pirâmide e o tipo de dieta sugerida.


MATERIAL:
- folha de papel pardo ou outro tipo de folha (a critério do grupo);- figuras de alimentos recortadas de revistas, encartes de supermercados, etc.;- tesoura;- cola;- pincéis ou canetinhas;- régua.


Nº DE GRUPOS:
5 a 8 grupos nos outros 7ªs ou de acordo com a instrução do professor(a).


PROCEDIMENTO:
Os alunos deverão:
- desenhar uma pirâmide alimentar e ilustrá-la para fazer um cartaz;- indicar o nome da pirâmide e também a sua composição (tipos de alimentos: frutas, verduras, leguminosas, carnes,...)- preparar um texto (em uma folha de papel A4), explicando a composição nutricional e a origem da pirâmide.A pirâmide e o texto deverão ser entregues à(o) professor(a) para serem avaliados (conteúdo, ortografia, concordância, estética, ...). Depois de corrigidos, o trabalho será devolvido aos alunos para que eles refaçam alguma coisa, se necessário, e o apresentem à turma. Após a apresentação, o trabalho será exposto em sala de aula (cartaz e texto).
VALOR: 2,0 pontos (3º período); 60% para a pirâmide, 30% para o texto e 10% para a apresentação oral. A nota total poderá ser diminuída em função da execução do trabalho (comportamento inadequado durante a realização do trabalho em sala de aula: brincadeiras, esquecimento de material, ...).


PERÍODO DE REALIZAÇÃO E ENTREGA:


De acordo com orientação dos professores
OBS.: Os melhores trabalhos (uma pirâmide de cada tipo, comparando todas as turmas de cada professor – será exibido fora da sala, nos murais externos.


PIRÂMIDES SUGERIDAS;
PIRÂMIDE ALIMENTAR AMERICANA (versão de 1992)PIRÂMIDE ALIMENTAR AMERICANA (versão de 2005)PIRÂMIDE ALIMENTAR DE HARVARD (Nova Pirâmide Alimentar)PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRAPIRÂMIDE ALIMENTAR MEDITERRÂNEAPIRÂMIDE ALIMENTAR ASIÁTICAPIRÂMIDE ALIMENTAR OVOLACTOVEGETARIANA OU A VEGETARIANA

Vitaminas e micronutrientes














Vitaminas e micronutrientes: aula para o 7º série do E.F.

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As vitaminas são micronutrientes necessários ao organismo, que são ingeridos em pequenas quantidades numa variedade extensa de suas funções. Geralmente não podem ser produzidas pelo nosso organismo, portanto devem estar presentes diariamente em nossa alimentaçãoSão divididas em dois grupos: as lipossolúveis e as hidrossolúveis.Vitaminas LipossolúveisNecessitam do auxílio das gorduras para serem absorvidas. São elas:Vitamina A: atua sobre a pele, a retina dos olhos e as mucosas; aumenta a resistência aos agentes infecciosos.Carência: problemas de pele; atraso no crescimento; perda de peso; perturbações na vista.Fontes: manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, cará, abóbora.Vitamina D: fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam.Carência: raquitismo; cáries; descalcificação.Fontes: óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo, raio de sol.Vitamina E: antioxidante; favorece o metabolismo muscular e auxilia a fertilidade.Carência: Kwashiorkor (desnutrição grave com edema e despigmentação da pele e cabelo)Fonte: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.Vitamina K: essencial para que o organismo produza protrombina, uma substância indispensável para a coagulação do sangue.Carência: aumento no tempo de coagulação do sangue; hemorragia.Fonte: fígado, verdura, ovo.Vitaminas HidrossolúveisPossuem grande perda por vias como: suor, saliva, urina, fezes. Necessitam de reposição diariamente. São elas:B1 ou tiamina: auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal.Carência: perda de peso; nervosismo; fraqueza muscular; distúrbios cardiovasculares.Fontes: carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovos.B2 ou riboflavina: conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular.Carência: dermatite seborréica; lesões nas mucosas, principalmente nos lábios e narinas; fotofobia.Fontes: fígado, rim, lêvedo de cerveja, espinafre, berinjela.B6 ou piridoxina: permite a assimilação das proteínas e das gorduras.Carência: dermatite; inflamação da pele e das mucosas.Fontes: carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana.B12 ou cobalamina: colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico.Carência: anemia; irritabilidade; distúrbios gástricos; depressão nervosa.Fontes: fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia.C ou ácido ascórbico: conserva os vasos sanguíneos e os tecidos, ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos.Carência: Escorbuto; problemas nas gengivas e na pele.Fontes: limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo, espinafre.Ácido fólico: atua na formação dos glóbulos vermelhos.Carência: anemia; alteração na medula óssea; distúrbios intestinais; lesões nas mucosas.Fontes: carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana, melão.Niacina ou ácido nicotínico: possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos.Carência: Pelagra (aumento no crescimento da língua).Fontes: levedo, fígado, rim, coração, ovo, cereais integrais.Ácido pantotênico: auxilia o metabolismo em geral.Carência: fadiga; fraqueza muscular; perturbações nervosas; anorexia; diminuição da pressão sanguínea.Fontes: fígado, rim, gema de ovo, carnes, brócolis, trigo integral, batata.Ácido paraminobenzóico: estimula o crescimento dos cabelos.Carência: Irritabilidade, falta de memória e apatia. Fontes: carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras.




























Pirâmide e Guias Alimentares

Pirâmide e Guias alimentares: aula para o 7ª Série do E.F.
Pirâmide dos alimentos de Harvard / Pirâmide dos alimentos funcionais


Vários pesquisadores, dentre eles os da Universidade de Harvard consideram que a antiga pirâmide dos alimentos está desatualizada uma vez que prejudicam as escolhas sábias. A pirâmide de Harvard reflete as novas pesquisas em saúde. Esta pirâmide também é conhecida no Brasil como a pirâmide dos alimentos funcionais. O exercício (1) passa a ser um elemento chave. Um outro elemento essencial é a manutenção de um peso saudável para sua altura. (Ex: IMC)


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O que mais temo é o medo, não o fracasso! É não ir a luta com determinação.

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" (Paulo Freire)